design
Desenvolvimento de materiais e processos
4 - Desenvolvimento de materiais e processosDesenvolvemos e inserção no mercado de uma gama de novos materiais e processos de produção que permitem materializar ideias de forma socioambientalmente responsável e não convencional.
NOSSOS CASES
123456

Boocase

Desenvolvida em parceria com a CASCO Objetos, a Boocase é uma case composto por materiais orgânicos, como lâminas de bambu, cola biodegradável à base de óleos e resinas vegetais, 100% biodegradável e plantado, colhido e fabricado no Brasil, para Iphone .Atuação em todas as etapas do desenvolvimento do produto desde a concepção, detalhamento, seleção de materiais e otimização de processos até a capacitação de mão de obra e implementação de processo produtivo.

Bananaplac

Criação de um novo material produzido a partir dos resíduos da agroindústria da banana, desenvolvido em parceria com artesãs de Itariri, interior de São Paulo.
Atuação em todas as etapas do desenvolvimento do produto desde a concepção, detalhamento, seleção de materiais e otimização de processos até a capacitação de mão de obra e implementação de processo produtivo.O produto  se apresenta como uma alternativa de trabalho e renda para as mulheres da Região do Vale do Ribeira.

Zerezes

Desenvolvimento do Óculos, leves e super resistentes, feitos de madeiras reaproveitadas. Para criar os primeiros óculos de madeira, a Zerezes olhou para o lixo de um jeito diferente, trazendo um novo significado para o que já foi história e virou entulho. Aliando responsabilidade socioambiental e alta tecnologia a um processo manual criterioso, as peças sao tratadas uma a uma a fim de garantir singularidade e qualidade.A MateriaBrasil atuou no desenvolvimento do produto, seleção de materiais e otimização de processos. capacitação de mão de obra e implementação de processo produtivo.

Terravixta

Desenvolvimento de uma linha de souvenirs, da empresa Terravixta, feitos em compensado de madeiras brasileiras e resina biodegradável de mamona. Os cortes são feitos a laser visando o máximo aproveitamento das chapas. As peças vem planificadas em embalagens impressas com tinta natural, para facilitar a logística e reduzir o impacto ambiental de todo o ciclo de vida do produto.Atuação no desenvolvimento do produto, seleção de materiais e otimização de processos. capacitação de mão de obra e implementação de processo produtivo.

Pupunha

Material desenvolvido, com o apoio da ESDI/ UERJ - Escola Superior de Desenho Industrial. Trata-se de um compensado obtido a partir de ripas do estipe da palmeira Pupunha, amplamente utilizada na produção do palmito sustentável.
O material apresenta uma alternativa não-madeireira, evitando o desmatamento das florestas nativas, por isso ganhou o iF Design Award 2005 e 2008, categoria novos materiais.

Botiá

Desenvolvimento do material composto exclusivamente por fibra de coco, amido de mandioca e água, matérias-primas orgânicas e recicladas em sua composição.
O compósito é atóxico, 100% biocompatível e biodegradável. Sendo um projeto open source, ao longo da sua construção foram priorizadas técnicas manuais de fabricação, de baixo custo e denominadas low tech, aumentando assim o poder de alcance e replicabilidade do mesmo.

Veja nossos projetos de design em pdf

DOWNLOAD DO .PDF
Outros serviços em Design
Consultoria Criativa
design de Produtos
Design de eventos
projetos Comerciais
Travessa Visconde de Morais 59 • Centro • Rio de Janeiro • Brasil